O Treinamento da NR-17 (Ergonomia) tem como objetivo capacitar trabalhadores e equipes para reconhecer, avaliar e aplicar princípios ergonômicos no ambiente de trabalho, promovendo a adaptação das atividades, postos e processos às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
O treinamento busca reduzir esforços excessivos, posturas inadequadas, movimentos repetitivos, sobrecarga física e mental, contribuindo diretamente para a prevenção de lesões musculoesqueléticas, fadiga, dores crônicas e distúrbios relacionados ao trabalho.
Além disso, o treinamento em NR-17 orienta sobre boas práticas ergonômicas aplicáveis a diferentes atividades, como trabalho administrativo, operacional, industrial, logístico e comercial, promovendo conforto, segurança, eficiência e produtividade no dia a dia laboral.
O Treinamento da NR-17 é essencial para criar ambientes de trabalho mais saudáveis, equilibrados e sustentáveis, impactando diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores e o desempenho das operações.
Sua importância está relacionada a:
O treinamento permite que trabalhadores e gestores compreendam como pequenas adequações ergonômicas podem gerar grandes ganhos em saúde, desempenho e eficiência operacional.
O Treinamento da NR-17 é indicado para empresas e trabalhadores que atuam em atividades onde existam riscos ergonômicos, tais como:
É aplicável a empresas de todos os portes e segmentos, que buscam melhorar as condições de trabalho, a saúde ocupacional e a eficiência operacional.
O Treinamento de NR-17 possui papel fundamental dentro da gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, sendo um importante suporte técnico para:
Durante o treinamento são abordados temas como:
O treinamento é obrigatório para trabalhadores expostos a riscos ergonômicos, sendo uma ferramenta essencial para empresas que desejam manter ambientes de trabalho mais saudáveis, produtivos e organizados.