Conselho Federal de Medicina publica novo Código de Ética Médica
No último dia 1° de novembro o Conselho Federal de Medicina, publicou no Diário Oficial o novo Código de Ética Médica (CEM). Você ainda não se atualizou quanto as mudanças? Mas deseja saber mais sobre o assunto? Então encontrou o texto certo. Continue e a leitura e compreenda um pouco mais sobre o assunto e como isso pode interferir no seu negócio.
O texto atualiza algumas práticas relacionadas aos profissionais de saúde no que tange inovações tecnológicas, comunicacionais e sociais. O documento ainda reforça a responsabilidade e o compromisso dos profissionais com o respeito à vida, aos pacientes, assim como o exercício profissional amplo, “sem discriminação de nenhuma natureza”.
O novo Código levou em consideração as propostas formuladas ao longo dos anos de 2016 a 2018 e pelos Conselhos Regionais de Medicina, pelas entidades médicas, pelos médicos e por instituições científicas e universitárias.” O documento que entrará em vigor após 180 dias da publicação, determina que o uso de redes sociais, ou ferramentas similares, deve obedecer às normas do CFM. Outra determinação refere-se à reciclagem dos conhecimentos dos profissionais de saúde para manterem-se sempre atualizados com novas práticas, estudos e conhecimentos na área.
Após quase três anos de discussão e análises, o Presidente do CFM e coordenador da Comissão Nacional, Carlos Vital afirma que a revisão da principal norma de conduta dos médicos atende a uma necessidade natural e permanente. “Os avanços inerentes à evolução tecnológica e científica da medicina demandam uma reformulação orgânica do nosso Código. Tanto na revisão realizada em 2009, como desta vez, mantivemo-nos fiéis às diretrizes norteadoras estabelecidas em 1988”.
Deseja saber mais? Confira o documento na integra: https://www.anamt.org.br/portal/wp-content/uploads/2018/11/resolucao_cfm_n_22172018.pdf
Fonte: http://portal.cfm.org.br