Ligue: (34) 3253-0533
ALERTA! Mais de 4.900 casos de acidentes de trabalho no Ceará em 2018!

ALERTA! Mais de 4.900 casos de acidentes de trabalho no Ceará em 2018!

Segundo estimativas do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, a cada 1 hora, ocorre um acidente de trabalho no Estado do Ceará. Em 2018 já foram registrados 4.973 casos de acidentes deste tipo, além de 34 mortes entre janeiro e julho. Dados que alertam para a importância da prevenção e refletem o número insuficiente de auditores e promotores para uma fiscalização efetiva.

Os números alarmantes são revelados por dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Segundo as informações, o estado ocupa atualmente a 12ª posição em registro de acidente de trabalho de 2012 a 2017, com mais de 52 mil casos, o que representa uma média de 8.769 acidentes por ano. Com 50% desses concentrados em Fortaleza.

Mesmo que os números sejam alarmantes, a realidade ainda está bem é aquém, segundo Antônio de Oliveira Lima, vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE). Para ele, “Muitas empresas não comunicam os acidentes ocorridos. O número real é bem maior”. A maioria dos acidentes, de acordo com ele, ocorre durante hora extra, devido a sobrecarga de trabalho.

Para Carlos Rebanatto, juiz do trabalho e gestor regional do Programa Trabalho Seguro, da Justiça do Trabalho, “Todo acidente de trabalho pode e deve ser evitado. Acidente só acontece com o descaso”. O juiz afirma que, a cada dia, 70 trabalhadores morrem e 300 ficam inválidos permanentemente no Brasil. Um custo que segundo a Organização Mundial do Trabalho, corresponde a 4% do PIB do Brasil. Um prejuízo bilhões para os cofres previdenciários, além do sofrimentos acarretados.

Fonte: https://www.opovo.com.br/jornal/cidades/2018/07/acidentes-de-trabalho-causam-media-de-quase-5-mortes-por-mes-no-ce.html

 

A Cia do Treinamento é uma das empresas mais conceituadas do Brasil na realização de treinamentos, prontuários e laudos relacionados à segurança do trabalho, como também na certificação de funcionários quanto à utilização de equipamento de segurança do trabalho, individuais ou coletivos. Uma empresa que se preocupa com a segurança dentro das empresas e que dá treinamentos e presta serviços nessa área. Conheça nossos serviços, garanta a segurança de seus funcionários. Entre em contato com nossos consultores através do telefone: (34) 3253-0533

Comentários estão fechados.